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    Economia do GNV no Rio atinge 57% ante gasolina e 63% ante etanol

    Estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que o Gás Natural Veicular (GNV) segue competitivo em todo o País, sobretudo no eixo Rio-São Paulo. Os dois estados, ao lado de Pernambuco, apresentam o menor custo por quilômetro rodado com GNV: R$ 0,16.

    No Rio de Janeiro, pela metodologia da Abegás, abastecer com GNV é 57% mais econômico que a gasolina e 63% frente ao etanol. Para rodar 100 quilômetros no Rio, por exemplo, um motorista gasta R$ 16 com GNV, R$ 37 com gasolina e R$ 44 com etanol.

    Já em São Paulo, a economia é de 52% de economia na comparação com a gasolina e de 51% em relação ao etanol. Isso significa que, para percorrer 100 quilômetros, um carro abastecido com GNV precisa de um desembolso de R$ 15 enquanto com gasolina essa conta chega a R$ 33 e com etanol, R$ 32.

    Em sete dos 17 estados analisados, a economia fica superior a 50% frente à gasolina: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco, além dos já citados Rio e São Paulo.

    Na comparação com o etanol, o percentual de economia com GNV ultrapassa o marco de 50% em 14 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

    Em todo os 17 estados analisados, o estudo registra o GNV como o combustível mais econômico. O que apresenta menor índice é Goiás, com 38% de economia frente à gasolina. Ainda assim, motoristas desse estado que usam GNV e rodam em média 2.500 km/mês podem economizar, a cada 30 dias, R$ 342 e R$ 376.

    “Com a alta de preços dos combustíveis líquidos no ano passado, o GNV ficou uma opção ainda mais competitiva. Por isso, o Brasil precisa incentivar mais o GNV. Além de mais econômico, como mostra o estudo da Abegás, o GNV apresenta um rendimento superior e conta com uma tecnologia confiável, principalmente com a disseminação dos kits de quinta geração, os mesmos que são adotados na Europa e nos Estados Unidos”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.


    Metodologia do estudo

    Para calcular as porcentagens de economia do GNV em relação a cada combustível, o estudo da Abegás utiliza dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A apuração levou em conta a média de preços apurados em cada estado na quarta semana de abril deste ano.

    Como referência para estimar a performance com cada combustível, a Abegás utiliza o Fiat Siena, veículo que traz em seu manual de fábrica o consumo médio com os três combustíveis. Com um metro cúbico de GNV é possível percorrer em média 13,2 km enquanto com um litro de gasolina o carro anda 10,7 km e com um litro de etanol, apenas 7,5 km.

    A estimativa de economia mensal é medida com base em veículos que rodem 2.500 km por mês, usando o GNV em substituição à gasolina e ao etanol.

    Fonte: Site ABEGÁS